Office in a Small City por Edward Hopper

Imhotep

O mais antigo cientista conhecido

Imhotep

(provavelmente 2650 a.C. – 2600 a.C.)

Médico, engenheiro e arquiteto egípcio, o mais antigo nome conhecido, por meio de documentos históricos, do que hoje entendemos por cientista. Foi ministro-chefe do faraó Djoser, o segundo da terceira dinastia egípcia – na base de uma das estátuas do monarca, encontram-se inscrições que comprovam a existência de Imhotep. Projetou a Pirâmide de Sacara, conhecida como Pirâmide dos Degraus, e pode ter sido o primeiro a utilizar colunas na arquitetura. Foi um dos poucos indivíduos elevados a um grau de figura sagrada, status que só cabia aos faraós e aos membros da família real, que se acreditavam filhos do Sol. Mais tarde, Imhotep passou a ser lembrado também como poeta e filósofo. É considerado o fundador da medicina egípcia.

As origens da civilização egípcia não podem ser estabelecidas com precisão, mas evidências arqueológicas sugerem o surgimento de um primeiro reino unificado em 3200 a.C. e das primeiras dinastias entre 3100 a.C. e 2755 a.C., tendo como capital Mênfis, ao norte. Djoser, da terceira dinastia, que reinou entre 2737 a.C. e 2717 a.C., promoveu a unificação nacional e deu início a uma era de ouro para a cultura egípcia.

Leia mais sobre cientistas de novos tempos: James Hutton

Inspiração: o que a ciência tem com isso

Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado.)

por

Publicado em

Comentários

Uma resposta para “Imhotep”

  1. Avatar de

    Muito interessante é bom conhecermos um pouco mais sobre as coisas e pessoas que transformaram o mundo. Quem sabe se esse conhecimento fosse passado poderíamos tornar o mundo um lugar mais humano.

Comentar