Office in a Small City por Edward Hopper

Ahmose

O mais antigo autor (escriba) conhecido

Ahmose

(viveu provavelmente cerca de 1650 a.C.)

Escriba egípcio responsável pelo papiro intitulado Instruções para alcançar o conhecimento de todas as coisas obscuras (também conhecido como Papiro Matemático de Rhind), trabalho que versa sobre equações simples e que atesta a antiguidade da matemática egípcia. Esse papiro, no qual cada problema (equações, cálculos de área etc.) é visto como um caso especial, fornece descrições detalhadas de métodos para se operar valores numéricos. É o mais antigo livro de matemática do mundo, com 87 questões e suas respectivas soluções, sendo as primeiras cinquenta sobre cálculos de áreas, envolvendo triângulos – a questão número 56 trata de pirâmides. O fato de esses estudos provavelmente não serem mantidos em segredo pelos matemáticos egípcios (como mais tarde fizeram os seguidores de Pitágoras, revelando-os somente aos supostos iniciados) pode ter permitido grandes avanços na área da geometria e da arquitetura. Talvez Ahmose tenha sido apenas o copista do papiro em questão, não o matemático. Mas a importância documental desse texto é reconhecidamente valiosa para os historiadores.

Ahmose (que significa filho da Lua) era um nome comum no Antigo Egito, por isso pode ser confundido com diversas outras referências individuais, tanto da casta aristocrática como da hierarquia militar entre os egípcios. Não há imagens disponíveis do escriba Ahmose.

Talvez o mais antigo texto literário do mundo seja a Epopeia de Gilgamesh, escrita pelos sumérios cerca de 5 mil anos atrás. A versão que chegou até nós foi organizada sob o governo do rei assírio Assurbanipal há 2.700 anos. Não se conhecem os autores.

O mais antigo cientista conhecido: Imhotep

Leia mais sobre origens e história antiga: P. S.: Post scritptum (Pós-escrita)

Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

Imagem: página do Papiro Matemático de Rhind

(Não há imagens disponíveis de Ahmose.)

Comentários

Comentar