Office in a Small City por Edward Hopper

Anaxímenes

O mais antigo meteorologista conhecido

Anaxímenes

(Mileto, 585 a.C. – 528 a.C.)

Discípulo da chamada Escola Jônica, fundada por Tales, concordava com o apeiron de Anaximandro, mas acreditava que o elemento primordial do universo fosse o ar. Segundo ele, o ar podia ser rarefeito, tornando-se fogo, ou condensado, transformando-se em todas as coisas que existem, variando conforme o grau de condensação: vento, nuvem, água, terra ou pedra, o que fazia desse elemento alguma coisa viva e essencial. É possível que essa proposta, bastante aceitável em um contexto tão primitivo, tenha sido a origem da associação da ideia de vida com sopro, que se repete em diversas mitologias: de acordo com esse raciocínio, a suposta alma humana também seria constituída de ar. Escreveu Sobre a natureza e dedicou-se especialmente à meteorologia (da palavra metéoros, que significa elevado no ar, referindo-se a qualquer coisa que ocorresse na atmosfera terrestre). Como Tales, foi um dos primeiros a defender que a luz da Lua provinha do Sol. Naquele tempo, os gregos acreditavam que o arco-íris fosse a manifestação de uma deusa, mas Anaxímenes raciocinava que aquilo talvez fosse um fenômeno físico e não sobrenatural. Imaginou que as estrelas fossem fixas e que haviam sido formadas a partir da Terra, como formas rarefeitas de fogo terrestre. Ao contrario de Anaximandro, supunha que as estrelas estariam mais distantes da Terra do que o Sol, por isso não produziam calor que pudesse ser percebido – a Terra seria plana e estaria flutuando no ar infinito. (Em meio a isso, considera-se ter sido Anaxímenes o primeiro grego a fazer uma distinção clara entre os planetas, como Marte e Vênus.) Afirmar que todas as coisas são diferentes formas de ar equivale a dizer, atualmente, que todas as coisas são agrupamentos diferentes de átomos ou, na cosmologia mais recente, que tudo são vibrações de energia a partir de quarks e léptons, partículas subatômicas que formam todas as outras: elétrons, prótons e nêutrons. Por mais estranho que pareça, o raciocínio de Anaxímenes faz sentido e contém o mesmo princípio com o qual a ciência trabalha até hoje, o de que tudo que existe deve ser formado por variações de um mesmo elemento original.

.

Leia mais sobre pensadores antigos: Xenófanes, o primeiro a sugerir que a Terra era mais velha do que se pensava.

Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado.)

por

Publicado em

Comentários

2 respostas para “Anaxímenes”

  1. Avatar de Perce Polegatto
    Perce Polegatto

    IVAD GONZ
    Muito obrigado pela sugestão (aceita).
    Grande abraço.

  2. Avatar de IVAD GONZ

    Gostei de seu resumo. Em relação às partículas subatômicas, sugiro que sejam mencionados os 6 “léptons” atualmente conhecidos, que acompanham os 6 quarks. (Ver em Marcelo Gleiser, O Universo Imperfeito).

Comentar