Office in a Small City por Edward Hopper

Franz Kafka

Um dos primeiros (e geniais) escritores modernos

Franz Kafka

(Praga, 1883 – Klosterneuburg, 1924)

Escritor tcheco de expressão alemã, criador de clássicos como a novela A metamorfose, hoje incluído na seleta galeria dos mais importantes autores do século 20, ao lado de Joyce, Proust e Borges. A maior parte de sua obra ficou incompleta e só foi publicada após sua morte. Era o filho mais velho de uma família de classe média e praticamente foi criado por governantas, na ausência dos pais, que trabalhavam juntos no negócio da família. Em carta a uma namorada, Franz confessa que se sentia um estudante medíocre, com dificuldades de aprendizado, e duvidava que fosse capaz de terminar o ensino médio. Na literatura, seu estilo é uma das primeiras amostras da modernidade: uma escrita imparcial, simples, sem ornamentos, descrevendo situações insensatas, em tom de pesadelo, como no caso do romance O processo, em que o protagonista, Joseph K., é indiciado e condenado por um crime que desconhece e que não lhe é revelado. Os personagens de seu universo são desorientados e não encontram propósito em viver. Transitam por um mundo burocrático, com sistemas de controle absurdos, sem que, em troca, lhes sejam esclarecidas as razões para a existência desses mesmos sistemas, dos indivíduos e da sociedade em que vivem. Os conflitos com o pai autoritário estão presentes em boa parte de sua obra e são responsáveis por muito da insegurança e dos mais profundos questionamentos desse autor. Após alguns casos amorosos mal resolvidos, marcados por frustrações e inconformidade, o escritor optou por não se casar. Faleceu aos 41 anos, em um sanatório próximo a Viena, vítima de tuberculose. Antes de morrer, pediu ao grande amigo Max Brod que destruísse seus originais, impedindo assim sua publicação. Graças à desobediência de Brod, que não respeitou as últimas vontades do amigo escritor, o conhecimento da obra genial de Kafka, que ainda exerce significativa influência na atualidade, chegou até nós.

Hermann, o pai de Franz Kafka, era um comerciante de roupas. Seu estabelecimento tinha como logomarca a figura de uma gralha (kavka, em língua tcheca).

Durante a Segunda Guerra Mundial, as três irmãs mais novas de Kafka foram enviadas a campos de extermínio nazistas, aos quais não sobreviveram.

Leia mais sobre Kafka e literatura: Não me venham falar da lua

 Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

por

Publicado em

Comentários

Uma resposta para “Franz Kafka”

  1. Avatar de Sérgio

    Ele é maravilhoso. Estou a ler Um Artista da Fome e depois lerei A Construção, gosto d’A Metamorfose.

Comentar