Office in a Small City por Edward Hopper

Eurípides

O último autor trágico de Atenas

Eurípides

(Salamina, c. 480 a.C. – Pela, capital da Macedônia, 406 a.C.)

O mais jovem e último dos três grandes autores trágicos da Grécia antiga. Escrevia sobre os vencidos e os marginalizados, que era como ele próprio foi visto durante sua vida, sofrendo críticas de seus contemporâneos, particularmente de Aristófanes, que o satirizava. Pouco se sabe sobre sua vida, e isso pode indicar que não tenha tido uma ascendência nobre, como era comum a outros homens letrados da época. Para ele, os mitos eram apenas representações que se substituíam no tempo, atualizando-se para suprir a necessidade de crenças mais antigas. Por isso suas peças tratavam dos homens reais, não de divindades, o que constitui uma peculiaridade notável no seu meio, num período em que se fazia quase obrigatório mencionar os deuses em obras de arte, como inspiradores ou homenageados. Nos dramas de Eurípides, personagens de nobres atuavam em conjunto com personagens de camponeses, vistos como seres humanos semelhantes na questão dos sentimentos e dos conflitos. Desiludido com a natureza humana, em idade avançada, passou a viver recluso. É possível que tenha escrito mais de noventa peças, das quais somente dezoito sobreviveram. Ésquilo e Sófocles, seus contemporâneos, foram mais reconhecidos e famosos em vida. Mas, talvez por ter criado recursos dramáticos que viriam a influenciar outros gêneros surgidos posteriormente, como o melodrama e a novela, Eurípides é hoje mais conhecido do que seus colegas. Foi o primeiro homem, de que se tem notícia, a formar uma biblioteca individual.

De Ésquilo e de Sófocles, restaram somente sete peças completas da autoria de cada um. Grande parte de todas essas obras pode ter se perdido na destruição da famosa Biblioteca de Alexandria, onde haviam sido guardados os livros trazidos da Grécia pelos romanos. Com a anexação, o polo cultural do mundo antigo gradualmente se deslocou de Atenas para Alexandria.

Uma versão sugere que Eurípides teria sido estraçalhado pelos cães de caça do rei Arquelau.

Leia mais sobre pensadores e artistas em Referências biográficas

Conheça outros escritores e suas vidas: Franz Kafka

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado.)

por

Publicado em

Tags:

Comentários

Comentar