Office in a Small City por Edward Hopper

Pateta

Abracei-me ao Pateta. Chorei por ele pela primeira vez. Compreendi que não havia chances para uma criatura tão inofensiva e sem forças.

Aconteceu-me encontrá-lo por acaso, junto ao rio. Três garotos carregavam um saco que se mexia. Perguntei, e um deles afrouxou a abertura para que eu visse parte do dorso de um animal imundo e quase sem pelos. Iam jogá-lo no rio. Segurei o maior deles pelo braço: eu ficaria com o bicho. Estranharam-me, e outro explicou que era só um cachorro velho e sarnento. Insisti, não tinha importância. Mas eles vinham preparados para a execução, o saco vivo despencando da ponte, o maior deles contrariando-me categoricamente, até que eu também resistisse e fosse derrubado ao chão, para que saísse de seu caminho e deixasse de importuná-los. Atraquei-me com todos, um deles prendeu-me com força, dobrando meus braços para trás. Então vimos que surgia, pela trilha da margem, um homem empoeirado e ruinoso, com um galho seco à mão, que era seu simulacro de arma ou cetro. “Moleques!”, bradava. “Vou acabar com vocês!” Cesão Louco perambulava pela cidade, dormia à porta dos botecos e das igrejas, não mais que um inofensivo vagabundo, mas que aterrorizava as crianças com seu aspecto repugnante. Os meninos dispersaram. “O Cesão Louco! Vambora, gente!” “Moleques!”, ele ameaçava, avançando com o galho em riste. Na confusão, apossei-me do saco, corri em outra direção. Contente, mais do que assustado, tive vontade de agradecer ao louco, mas ele já se voltava contra mim – “Moleque! Vou acabar com você!” –, e eu tive que fugir também.

Meu avô trouxera um remédio para a sarna. Ajudava-me a dar banhos no Pateta e a fazê-lo comer, além de haver sugerido seu nome. Pateta era magricela e passivo, incapaz de morder alguém, mesmo se provocado. Meninos da vizinhança queriam saber a raça da malograda mascote. Eu inventara uma palavra que pronunciava com orgulho.

“Você é um mentiroso! Esse cachorro não tem raça nenhuma!”, o mesmo que puxou o rabicho meio pelado do Pateta, antes de sair correndo.

Gritei-lhe palavrões, tomado de ódio. Pateta guinchava de dor, mas não dava mostras de reagir, sequer defender-se de quem o agredia. Eu o tomava ao colo, enternecido, e o levava para casa, para fora do alcance dos perigos do mundo e das outras crianças. Pateta lambia-me o rosto, mas nunca brincava ou corria. Parecia sempre triste e doente. Quando eu saía, tinha de prendê-lo para que não vadiasse pelas redondezas, para que não o encontrassem e, outra vez, não tentassem atirá-lo ao rio.

Mas não só as crianças poderiam machucá-lo. Pateta em frente de casa, dois rapazes passavam, um deles acertou-lhe um pontapé nas costelas. “Olha só, que traste!”, riu esse que eu surpreendi em flagrante, gritando-lhe que fosse chutar a mãe. “Ih, é o dono dele, que azar…”, fez o outro com um cínico aceno de cabeça, brincando com sua própria superioridade – eles pareciam enormes para mim, naquela idade. Pateta deitou-se ao pé do muro, gemendo com fraqueza. “Vai, vai com esse cachorro, moleque!”, disse ainda o agressor, com um gesto de desdém. Abracei-me ao Pateta. Chorei por ele pela primeira vez. Compreendi que não havia chances para uma criatura tão inofensiva e sem forças. Se ao menos soubesse revidar, se não fosse tão passivo…

Na saída da escola, entre a correria das crianças, fiquei contente em saber que era esperado por meu avô junto ao portão principal, o que era raro. “Vô, o senhor veio me buscar?” Meu avô curvou-se com um sorriso cansado, passando-me às mãos um doce com o papel da confeitaria. “Júlio…”, disse ele pausadamente. “O Pateta morreu.”

Meus colegas também pareciam tristes. Queriam saber o que seria feito dele. “Vamos jogar no rio, Júlio.” “Não, o rio não”, eu enxugando os olhos com as mangas. Pateta ganhou assim seu lugar no mundo: uma cova rasa, aberta com uma colher enferrujada, à sombra de uma árvore sem nome. A relva cresceu com a chuva, por pouco não encobrindo por completo a ripa que eu fincara na terra e na qual havia inscrito, com a caneta porosa que usava para desenhar: PATETA. DESCANSE EM PAZ. Pensava, ao rever a lápide improvisada, como se lhe dissesse com carinho: “Acabou, Pateta. Acabou.”. A palavra paz tinha a letra tremida e a inicial desproporcionalmente grande. Pateta descansava enfim, longe de tudo que pudesse lhe fazer mal, longe das crianças e dos adultos. Eu visitava a sepultura de relva, por vezes debruçava-me ali contra o dia claro, de nuvens travessas e dispersas. Por vezes soluçava. “Acabou, Pateta. Acabou.” E nunca nada eu compreendia..

Bruno percebeu que ele se detinha ali há algum tempo.

“O que é que tem lá embaixo?”

“Nada.”

Júlio virou-se em busca de uma camisa. Ninguém nunca nada compreendia. Bruno se movia entre o quarto e o banheiro, sem saber dos séculos. Sem as catedrais, os círculos de pombos, as inscrições nas sepulturas. Perguntou-lhe as horas. Lá fora, começava a chover.

Os últimos dias de agosto

41. Um relógio, por exemplo – sequência

39. Por vezes, como uma canção de ninar – anterior

Guia de leitura

Imagem: Vincent van Gogh. Pomar com abricoteiros em flor. 1888.

por

Publicado em

Comentários

Uma resposta para “Pateta”

  1. Avatar de Elaine Menezes

    Perê,

    Fez me chorar como uma criança! Eu consegui sentir a dor e a humilhação do “Pateta”, eu senti o amor dele, a falta de defesa porque os animais não humanos não são vingativos como nós, animais humanos somos.
    Quantos iguais a ele sofrem por nosso mundo afora, quantos que como ele não podem se defender dos males e crueldades que o Homem é capaz de cometer por pura falta de amor. Os que não têm amor no coração são incapazes de saber o que é estar ao lado de um animal…

    Obrigada por existir!

    Adoro te meu querido amigo, poeta, humano, e homem com coração cheio de amor!

    Beijos da sempre amiga e admiradora!

    Elaine

Comentar