Office in a Small City por Edward Hopper

Sócrates

Fazendo nascer pensamentos

Sócrates

(Atenas, 469 a.C. – 399 a.C.)

Um dos mais importantes filósofos da tradição ocidental, costumava dizer que seus pensamentos nada tinham de originais e se deviam a seus mestres, Anaxágoras e Arquelau. O que mais chama a atenção em Sócrates é uma notável inteligência associada a sua característica humildade, o que poucas vezes foi igualado na história dos pensadores. O método da dialética, por meio do qual o mestre, em vez de passar conhecimentos, faz perguntas para provocar as respostas do interlocutor, tinha a função de despertar novas ideias, o que Sócrates chamou de maiêutica (que significa parteira), pois com isso ele acreditava estar dando à luz novos pensamentos. Sua influência foi tamanha que hoje se divide a cronologia do pensamento filosófico em períodos pré e pós-socrático. Tudo indica que não tenha escrito nenhuma obra, e o que se sabe dele é relatado por outros filósofos, particularmente por Platão, seu mais conhecido discípulo. Dedicava-se à filosofia e pouco se importava com sua família, o que era motivo de críticas por alguns de seus contemporâneos. Serviu o exército ateniense em diversas batalhas e mais tarde comparou tais atividades a sua situação diante do tribunal que o julgava por heresia, traição (ele não concordava com o modelo de governo aristocrático) e por corrupção da juventude: retirar-se da filosofia seria como a deserção de um soldado. Propunha que a melhor maneira de viver seria baseada no conhecimento e no desenvolvimento pessoal, não nos valores materiais, e afirmava que a virtude era a mais importante de todas as coisas. Durante seu julgamento, entre os itens citados na leitura da acusação, constava o fato de ele não acreditar na existência de deuses, embora houvesse firmado pactos com alguns deles, notadamente entidades malignas, que o teriam influenciado – ao que ele respondeu perguntando como seria possível não acreditar nos deuses e fazer acordos com eles. Foi condenado à morte por envenenamento, o que aceitou serenamente e sem resistência. (Nietzsche viu sua morte como o fim de uma era.) Por causa da admiração por Sócrates, e por meio da influência de Platão, o intelecto grego se voltou para o campo da filosofia moral, relegando ao esquecimento a filosofia natural (hoje chamada ciência), que nas gerações seguintes declinou completamente.

Anaxágoras, mestre de Sócrates, foi o mais antigo caso de um pensador processado por não ser religioso.

• O período da chamada Grécia clássica, entre os séculos 6 e 5 a.C., especialmente a partir de Tales de Mileto, marca uma importante transição na cronologia da ciência e da filosofia. Foi a primeira vez que o homem pensou, questionou, experimentou, sem o auxílio de mitos e livre das concepções religiosas, que frequentemente impediam a evolução do conhecimento, além de desmotivarem a investigação, por apresentarem explicações prontas.

Leia mais sobre pensadores e artistas em Referências biográficas

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado.)

por

Publicado em

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Sócrates”

  1. Avatar de Cléo Reis

    Amo Filosofia. Nos leva ao autoconhecimento- caminho para a Felicidade através do despertamento para a vivência das plenitudes amorosas da nossa Alma. No meu Site e Blog há links de Pensadores , e o meu terceiro Livro-Florescer – é de Poesias e Reflexões. Luz e Paz . Cléo Reis

Comentar