Office in a Small City por Edward Hopper

Fortuna, damas, desastre

Sorte e fortuna têm origem em palavras latinas, associando-se a acontecimentos fortuitos ou sortidos, isto é, ao acaso.
Azar é uma palavra de origem árabe e significa jogo de dados.

Lucas van Leyden. Jogadores de xadrez. 1508Jogos de tabuleiro

Damas, palavra que faz você pensar em mulheres nobres ou figuras do baralho, alguma coisa de europeia ou medieval, deve sua origem ao árabe ax-xitranj, depois tornado attaman – em sua versão final, damas. De certa forma, tem a mesma origem da palavra xadrez, nesse caso uma ideia associada ao número quatro, quadros do tabuleiro, quadriculados.

Xadrez e quatro têm a mesma origem. O nome do jogo, do sânscrito shaturanga, significa quatro membros ou quatro partes: no jogo original, o chaturanga, eram os elefantes, a cavalaria, as carruagens (ou barcos) e a infantaria. O jogo era praticado na Índia do século VI, quando ainda se usavam elefantes como veículos de guerra. Conforme se difundia pela Europa, os elefantes foram substituídos por torres. A palavra passou pela seguinte evolução (respire fundo): chatur anga, chaturanga (sânscrito), schatrayan, schatrayn, shadrayn e shadran ou shatranj (persa), al-xedrech ou as-xatranj, alxedrez (árabe), aljedrez (espanhol) e… xadrez. Ufa! Na China, tornou-se xiangqi (de xiangi, xongi) e no Japão, shogi.

O nome do número 4 (em espanhol, cuatro) vem do latim vulgar quattor, depois quattuor. Bem antes disso, a palavra era kwetwores, a mesma que originou chatur no sânscrito.

Sorte e azar

Sorte e fortuna têm origem em palavras latinas idênticas à sua forma em português (sorte, fortuna) e significam coisas semelhantes, associando-se a acontecimentos fortuitos ou sortidos, ao acaso.

Azar é de origem árabe (az-zahar ou az-zahr), significa jogo de dados (mais precisamente, só o dado) e foi trazida pelos expedicionários das Cruzadas, que aprenderam esse jogo com os orientais.

Sinistro, do latim sinistru, que tem hoje uma conotação negativa, foi cunhada pelos romanos, que perceberam que era geralmente com a mão esquerda que as joias dos transeuntes eram furtadas. (Sinistra é a mão esquerda, em oposição a destra.)

Desastre (desastre) também tem origem latina, mas chegou até nós pelo provençal e significa sem astro, sem estrela, isto é, propenso à má sorte, sem a proteção de uma boa estrela – do ponto de vista metafórico ou supersticioso.

A definição de que palavras desse tipo significassem coisas boas ou não, positivas ou negativas, dependia de cada cultura e de como eram vistas pelas religiões locais.

Leia mais: Sertão, banana, gárgula

Mais curiosidades em: Origem das palavras

Imagem: Lucas van Leyden. Jogadores de xadrez. 1508

por

Publicado em

Comentários

Comentar