Office in a Small City por Edward Hopper

Lisette Maris. Um silêncio de grandes ventos (13/15)

Faço um sinal para que embarquem enquanto é tempo.
Mas já não podem ouvir nem se mover. São agora formações de gelo presas à paisagem da estação. E nada esperam. E nada desejam.

Willem van de Velde, o Jovem. Navio inglês inclinado por uma ventania. Séc. 17.Do alto de meu posto, dou as últimas ordens para que Lisette Maris ponha-se a caminho. Damares, tão bela quanto no sonho anterior, mantém-se ao meu lado, vestido e cabelos agitados pelo vento. Penso que todos estão a bordo, quando ouço, surpreso, o chamado de um homem lá embaixo. Logo atrás do viúvo, o grupo que inclui minha mãe espera com ansiedade que seu porta-voz consiga ainda deter a escuna, a tempo de embarcá-los também.

“Volte seus olhos para nós, capitão Newman!”, pede o viúvo, com a voz debilitada pela angústia. “Considere nossas chances. Não queremos ser os mortos.”

“Não queremos ser os mortos”, outros, entre eles, repetem.

“Capitão Newman, leve-nos deste endereço. Leve-nos daqui. Leve-nos para longe!”

Um silêncio de grandes ventos separa Lisette Maris dos que rastejam sobre a Terra. Faço um sinal para que embarquem enquanto é tempo, mas, estranhamente, nenhum deles atende ao meu gesto. Já não podem ouvir nem se mover. São agora formações de gelo, presas à paisagem da estação. E nada esperam. E nada desejam.

Lisette Maris em seu endereço de inverno (13/15)

Lisette Maris 14. Um sonho afundando em sangue – próximo

Lisette Maris 12. Sinais sutis e sinais gritantes – anterior

Guia de leitura

Imagem: Willem van de Velde, o Jovem. Navio inglês inclinado por uma ventania. Séc. 17.

por

Publicado em

Categorias:

,

Comentários

Comentar