Office in a Small City por Edward Hopper

O poeta e a coca-cola, fracos sem vez, carta do pai Queirós

1-irmaos-coenO slogan “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” foi criado em 1929 pelo poeta Fernando Pessoa para uma campanha publicitária da Coca-Cola. Pessoa, lembrado por seus geniais heterônimos, com estilos e biografias distintas, trabalhava à época na agência Hora, à qual foi encomendada a campanha. Nada disso funcionou. Desmotivada por razões políticas, a Coca-Cola só entrou no mercado de bebidas português muito tempo depois – e o slogan não chegou a ser usado.

* * *

O filme Onde os fracos não têm vez, dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, é baseado no romance homônimo de Cormac McCarthy, um dos mais importantes escritores norte-americanos de sua geração. O título da obra, no original, No country for old men, é uma referência a um poema de W. B. Yeats, “Sailing to Bizantium”, que abre com os versos:

That is no country for old men. The young
In one another’s arms, birds in the trees,
– Those dying generations – at their song…
 

O romance Desonra, de J. M. Coetzee, que trata, entre outros temas, do envelhecimento do personagem central, o professor Lurie, também menciona os versos de Yeats.

* * *

O clássico romance O primo Basílio não agradou muito ao pai do autor, que o entendeu um tanto ousado e vulgar e lhe escreveu isto, em uma carta:

No ponto de vista da escola realista que te domina, o romance é uma obra de arte perfeita. Entretanto eu creio que, mesmo nessa escola, há um ponto além do qual não é permitido. Ou pelo menos não é conveniente passar. Pode-se mostrar a chaga, e o realismo está nisso; mostrar porém toda a podridão não dá mais caráter à escola realista e leva ao exagero, que é um defeito em todo gênero de composição.”.”

.Mais curiosidades literárias: O bom ladrão, os dentes da caveira, atentado em Paris, cômico por ter sido sério

Imagem: Joel e Ethan Coen durante as filmagens de  Onde os fracos não têm vez (2007).

Comentários

Comentar