Office in a Small City por Edward Hopper

Parmênides

O primeiro filósofo nascido na Itália

Parmênides

(Eleia, Itália meridional, c. 515 a.C. – 475 a.C.)

Primeiro filósofo grego nascido em solo italiano, fundador da chamada Escola Eleática ou Eleata (Eleia é hoje Vélia, no sul da Itália). Defendia a ideia de que um objeto não poderia se transformar em outro que diferisse muito de sua essência, ao contrário de Heráclito, que acreditava na constante transformação de todas as coisas. Para Parmênides, seria mais razoável admitir que tanto a criação de alguma coisa a partir do nada como a destruição, isto é, a transformação de alguma coisa em nada, seriam impossíveis. Em sua opinião, os sentidos eram enganosos e não poderiam servir de guia para a compreensão da realidade, que deveria ser estudada somente pela perspectiva da razão. Essa era a pedra fundamental da Escola Eleata, que mais tarde teria Zenão como um de seus mais destacados representantes. Parmênides é visto como um dos fundadores da metafísica ocidental, tendo influenciado fortemente Platão. Escreveu uma única obra, em versos, em parte preservada por ter alguns de seus fragmentos citados por autores das gerações seguintes. Segundo ele, a realidade do universo seria imutável e essencialmente baseada na unidade de um ser divino, um pressuposto que orientou inúmeros pensadores ao longo do tempo até que Einstein, 2.400 anos depois, demonstrasse que o universo é um processo, não uma entidade estável, e que só pode ser compreendido como produto e gerador de constantes transformações, mais proximamente do que supunha Heráclito.

– A necessidade de um pensamento matricial, isto é, tendo por base um deus único ou uma forma original (matriz) da qual seriam originadas amostras das formas perceptíveis, também alicerçou o pensamento platônico e indiretamente impediu por muito tempo a compreensão de uma natureza mutante, sem causa ou direção definidas.

Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

Leia mais sobre pensadores da Antiguidade: Xenófanes, o primeiro a sugerir que a Terra era mais velha do que se pensava.

Anaxímenes, o mais antigo meteorologista conhecido.

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado.)

por

Publicado em

Comentários

Comentar