Office in a Small City por Edward Hopper

Lisette Maris em seu endereço de inverno. Adicional

Em Lisette Maris em seu endereço de inverno, a estratégia escolhida para transcrever o livro que o menino lê antes de dormir foi a de confundir, como se confunde a percepção dos sinais sob o peso do sono, as palavras, sua forma e seu significado.

Espero que não haja também um traidor entre nós. Esses copos que se movem afinal          um traidor        isso não me engana e não significa          cães rebeldes prepar            nessa escuna e não poder part           

           ntre eles. Espero que não h             afinal os mares, que mares? Damares antes que os cães reb                     um      traid

Fecho os olhos e o livro. A escuridão alivia-me o cansaço, devolve-me imagens avulsas como aquele dia claro no flanco norte e os lábios úmidos de Damares. A um passo do tesouro, talvez. A rica vegetação, o que esconde.

Os dois-pontos, neste trecho (já que uma das funções desse sinal é apresentar algo ao leitor), foram usados para a apresentação física dos ambientes, conforme o personagem os percorre. As palavras entram com ele, andam ao seu lado, sugerem o tempo de percurso, que é breve, e faz ver, na sequência, que ele vinha sendo assessorado pela velha criada da casa.

Damares mora nesse sobrado razoavelmente luxuoso, mas que também não é a oitava maravilha mais antiquada do mundo. Cozinha: copa: antessala: corredor: a criada, que nunca me olha nos olhos, informa que ela está ouvindo música na saleta contígua, a das almofadas.

Estudo com cristais (1993) foi concebido como um ponto de partida para seis personagens que futuramente se desdobrariam em outras narrativas, como no caso de Ester e Marina, personagens de outros textos presentes em Lisette Maris…. Lis aparece em Carta com sarcófagos.

 Andante de um concerto barroco (1998) procura ser uma forma intermediária entre o teatro e a literatura escrita. Não aspira a ser uma peça e não pode ser visto como um conto. O narrador deve ao leitor a fala de cada personagem sem dar-lhes diretamente os nomes, que são inspirados nas notas musicais:

Ut – Ruth
Resonare – Renato
Mira – Miranda
Famuli – Flávia
Solve – Sílvio
Labii – Olavo
Sancte Ioannes – Ione

 

 

 

por

Publicado em

Categorias:

, ,

Comentários

Comentar