Office in a Small City por Edward Hopper

Tales de Mileto

O mais antigo pensador conhecido (e o primeiro evento histórico datado)

Tales de Mileto

(Mileto, Ásia menor, hoje Turquia, 624 a.C. – 546 a.C.)

Descendente de fenícios, é o mais antigo filósofo ocidental conhecido, considerado o fundador da ciência e da filosofia gregas, do que passou a ser chamado a Escola Jônica. Tornou-se famoso por seus conhecimentos de astronomia, provavelmente adquiridos dos babilônios, que já frealizavam estudos sobre corpos celestes dois séculos antes, tendo previsto o eclipse do Sol em 585 a.C. Também foi o primeiro a mostrar que a Lua é iluminada pelo Sol. Credita-se a Tales a introdução da geometria na Grécia, aperfeiçoada a partir dos egípcios, transformada por ele em um estudo abstrato, independente de linhas toscas e imperfeitas, com isso iniciando a matemática dedutiva, que viria a ser sistematizada mais tarde por Euclides. Tales acreditava que a substância primordial (a essência do universo) era a água, de onde tudo teria se originado e onde tudo se diluiria. Para ele, a Terra era um disco achatado flutuando em um oceano infinito. Foi o primeiro a supor que a vida teria evoluído a partir da água por processos naturais, mais de dois milênios antes de Darwin. Realizou experiências com o magnetismo, que na época era apenas uma curiosidade, quando se aproximavam objetos de ferro de certas rochas na cidade de Magnésia – de onde deriva a palavra. Antes dele, as explicações para o universo eram míticas. Seu enfoque no conhecimento por meio da razão, da observação da natureza, e não nas crenças religiosas, foi o nascimento do pensamento científico. Os escritos de Tales não sobreviveram. O que sabemos sobre ele encontra-se nas obras de Diógenes Laércio, Simplício e principalmente na Metafísica de Aristóteles. Tales foi um homem que buscou conhecer a verdade tendo como base a observação da natureza, desconsiderando a ação dos deuses.

Nem tudo que se atribui a uma só pessoa é produto de suas próprias descobertas e conclusões, mas reflete ensinamentos anteriores, provindos de mestres e povos mais antigos. Tales visitou o Egito e provavelmente a Babilônia, onde assimilou a erudição dos pensadores locais.

Medições astronômicas atuais datam o eclipse, previsto por Tales, em 28 de maio de 585 a.C. Os medos e os lídios, que estavam prestes a entrar em guerra, temendo o fenômeno, optaram por um acordo de paz e desistiram do conflito armado. Essa batalha, que não se realizou, tornou-se o primeiro acontecimento histórico datado com absoluta precisão.

Leia mais sobre pensadores: Xenófanes

A primeira mulher da ciência (e a primeira professora conhecida): Hipácia

Conheça mais pessoas e suas vidas em Referências biográficas

(Imagens de pessoas tão antigas não são confiáveis. Muitas vezes são representações de um tipo étnico, não correspondendo às feições reais do indivíduo retratado.)

por

Publicado em

Comentários

Comentar