Office in a Small City por Edward Hopper

Mas ela ainda é uma menina

… que acontecem

Larissa e seu Lisette. Parece o título de alguma coisa. Poderia mesmo ser o título de alguma coisa, talvez a legenda para a foto abaixo, enviada de São Paulo por e-mail, que mostra essa garota e seu exemplar de nome comprido, Lisette Maris em seu endereço de inverno, posando com ar satisfeito. Larissa Helen (talvez também o nome de alguma personagem da crônica inglesa ou de alguma atriz americana) se interessa naturalmente por leitura de ficção, e quem lhe indicou o livro foi seu professor, Mário Imori, um velho amigo que, aos poucos, vai se tornando um amigo velho. Mário, esse japa bem-humorado e terrivelmente sincero, é meu meio-amigo e meio-irmão, melhor dizendo, um amigo-irmão que tenho a sorte (vamos chamar de sorte, está bem?) de ter desde os tempos de ginásio. Lembra dessa palavra? Faz tempo. E depois de fazer mais um pouco de tempo, ele foi para a capital antes de mim, lá nos anos 1980, onde dividimos (ia dizer habitamos, por que será?) uma pensão precária na simpática travessa Adoniran Barbosa, quando e onde a gente passava fome e aprendia muito. Voltando ao ponto. Antes que eu me perca de uma vez. Pois bem. Larissa era sua aluna e adorava ler… Não, não, isso já tem cara de discurso edificante e bem-comportado. Não. Outra coisa então: quando vi essa imagem, Larissa e seu exemplar do Lisette Maris, associada à minha memória avulsa e instantânea do conteúdo dos contos, o livro nas mãos de uma estudante tão jovem, fiquei um pouco inquieto. Mas ela ainda é uma menina, pensei. Ela parece feliz com o livro, e eu, pensando no que se estende, rola e se agita lá dentro, fico sem saber se esses tais e tais contos podem lhe fazer bem ou lhe fazer mal. Só o tempo responde a uma coisa dessas, conforme Larissa muda, cresce e se compreende. Mas como um livro é apenas um livro, fica mais fácil, para ela, decidir se vale a pena ou não continuar, e isso me tranquiliza.

Mais do que acontece: Venham ver os porcos voando

por

Publicado em

Categorias:

Tags:

Comentários

4 respostas para “Mas ela ainda é uma menina”

  1. Avatar de Mario

    Somente agora, depois de vários minutos, após ter mandado às favas a temperança, consegui parar de chorar feito uma velha viúva e escrever algo. Acredito, ao contrário de você, que a nossa amizade vem de outras vidas ou dimensões e que somos, realmente, irmãos de outros tempos, desse tempo e de todos os outros tempos. Amo você irmão.

  2. Avatar de Matheus Freire

    Legal a Foto com a Larissa Helen com o livro, me lembro dela falando desse livro como se fosse o melhor de todos, na época eu detestava ler livros, mas por causa dessa Larissa, hoje gosto muito dos meus livros.

  3. Avatar de larissa helen
    larissa helen

    suas obras mexem comigo de uma forma muito boa pegam pelos sentimentos, e nao existe idade cronologica e nem tempo para se desfrutar de um bom livro , kkk vantagem a minha meu amigo que com tao pouca idade (vc q acha !!!) ter acesso a sua obra(valeu mariokkk)

  4. Avatar de larissa helen
    larissa helen

    amei como nao se encantar com essa pequena homenagem ? kkkk

Comentar